O ESPÍRITO SANTO DE DEUS

É bom saber que ele não apenas trabalha em mim, mas trabalha comigo.*.¸¸.·´¨`Sandra Campos*.¸¸.















segunda-feira, 26 de abril de 2010

Quando o coração fica em pedaços

autor: Edilson Olive Ramos

Decepção é uma palavra muito comum em nossos dias, conhecida por todas as pessoas. O mundo se decepciona com as notícias diárias de intolerância e violência, e não há promessa de segurança pública que nos faça viver e dormir mais tranqüilos. Decepção com as pessoas mais próximas, por causa de propósitos não cumpridos, por sonhos que escapam pelos nossos dedos. Decepção com os melhores amigos, por motivos banais ou até muito sérios. Decepção consigo mesmo frente a inúmeros fatores, quando não se consegue alcançar um objetivo proposto, desenvolver uma idéia brilhante, “fazer acontecer” algum plano sensacional.

Enfim, não há no mundo inteiro uma única pessoa que nunca tenha passado por uma decepção. São fatos da vida. Um dia você “tomba” e no outro se põe em pé novamente. Não há outra regra de sobrevivência a não ser a disposição de aprender com seus erros e tentar novamente o caminho da satisfação, da realização dos sonhos, ainda que frustrados por algum obstáculo do caminho.

Obstáculos que permitem nossa fraqueza falar mais alto do que nossa força, problemas que tiram o brilho do nosso olhar e não permitem o acesso aos nossos mais nobres ideais. Pedras que se colocam em nosso caminho (ou que são colocadas por alguém) que nos impedem de continuar caminhando.

O QUE DIZER PARA AQUELES, QUE EM MEIO A TANTAS DIFICULDADES, ESTÃO COM SEUS CORAÇÕES EM PEDAÇOS POR CAUSA DE UMA DECEPÇÃO?

Em primeiro lugar, não ajunte os pedaços, permita que Deus faça isso. A obra da reconstrução pertence Àquele que conhece o seu coração. A Bíblia diz que o coração do homem é enganoso, e desesperadamente corrupto (Jr 17.9). Por isso, o profeta adverte que não podemos dar crédito às escolhas do nosso coração quando estamos longe de Deus, pois estamos correndo o sério risco de deixar que o pecado tome conta de nossa vida, uma vez que não atentamos aos Seus propósitos, e conseqüentemente, desagradamos o nosso Criador.

Quando o próprio Deus reconstrói o coração, Ele faz uma obra completa, que independe do tempo, das circunstâncias, das pessoas à volta. Ele não tem pressa em torná-lo inteiro novamente. Essa é a segunda lição, que podemos aprender sobre a facilidade de Deus para juntar os pedaços do coração. Portanto, não tenha pressa, talvez seja uma obra de reforma para a vida inteira. Não desanime, lembre-se de que o Autor da Vida está com Suas próprias mãos erguendo, cuidadosamente, as paredes do seu coração, a fim de fazê-lo forte para desenvolver outras potencialidades.

As circunstâncias podem até parecer desfavoráveis, como se as forças do mundo estivessem lutando contra para tirar a confiança, porém, o grande Deus é quem manda nas circunstâncias e faz tudo acontecer segundo o Seu querer. Todas as situações da vida colaboram para o bem daqueles que O amam sinceramente, e tudo mesmo, não apenas as situações boas, como também aquelas que não são tão boas assim. (Rm 8:28 - 28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.)

As pessoas são outro meio utilizado por Deus nessa reconstrução, Ele nos dá amigos em quem podemos confiar. Algumas pessoas impedem nosso crescimento, travam nosso conhecimento de Deus e barram nossa intimidade com Ele. Porém, ainda que pareça paradoxal, sempre precisamos de alguém de confiança à nossa volta, mesmo quando nos decepcionamos com outras pessoas, e dizemos que não queremos confiar em mais ninguém. Deus coloca, surpreendentemente, pessoas que nunca imaginamos para “cuidar” de nós, quando nosso coração está em pedaços.

A terceira verdade que podemos aprender é que ao reconstruir, Deus está fazendo com que nossa auto-imagem também seja redefinida. Sem aquela idéia de pensamentos positivos de auto-confiança, auto-suficiência, auto-realização, mas uma imagem de vencedor obtida pelos méritos da cruz de Cristo, para afirmar como o apóstolo Paulo: “Pela graça de Deus sou o que sou” (I Co 15.10). No Seu amor, somos considerados mais que vencedores (superconquistadores, conforme o original grego de Rm 8.37).

Assim, o coração em pedaços é transformado por Deus e nossas inevitáveis decepções são tratadas por Alguém simplesmente maravilhoso, que não faz experiências para testar nossas capacidades, que não nos condiciona a responder automaticamente a todas elas como se fossem eventos naturais da vida, que entende cada momento difícil e nos ajuda a sermos sábios para aprendermos com eles.

Portanto, Deus que conhece nossa estrutura, ajunta os pedaços e reconstruindo com amor nos faz olhar para frente. Ele conhece quem somos e nos permite continuar andando em busca de maturidade integral, capaz de suportar as mais difíceis provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário