O ESPÍRITO SANTO DE DEUS

É bom saber que ele não apenas trabalha em mim, mas trabalha comigo.*.¸¸.·´¨`Sandra Campos*.¸¸.















quarta-feira, 15 de julho de 2009

Amor Ágape – essencial nos relacionamentos
Texto(s) base: I Coríntios 13



Hoje vamos falar um pouquinho sobre o amor...ah o amor! Como é bom amar né? Mas o amor está longe de ser apenas um sentimento que deve ser cultivado somente entre duas pessoas do sexo oposto. O amor até mesmo entre homem e mulher não é apenas sentimento, mas é uma atitude.
Muitas vezes queremos e pedimos a Deus para trazer o nosso prometido, porque “ah Deus! Eu quero alguém pra amar...” Acontece que Deus já te deu um “montão” de pessoas pra amar, pra você ir treinando sabe, porque quando chegar aquele gatão/aquela gatona que Deus tem pra você, você já vai ser uma pessoa boa de relacionamento, que ama e por isso encontra-se mais preparado pro compromisso. Mas, vamos listar algumas destas atitudes do amor e defini-lo, segundo o texto de I Coríntios 13 e segundo os dicionários da língua portuguesa.
Parafraseando, este texto fala de: paciência, bondade, humildade, respeito, generosidade, perdão, honestidade e compromisso. Alguma destas palavras lhes parece um sentimento? Não né? São mais atitudes que sentimentos...vamos definir alguns deles então.

Paciência: mostrar autocontrole
Será que essa e uma boa atitude para os relacionamentos? Se você perde o controle e a pessoa com quem você está se relacionando naquele momento também perde o controle, “no que vai dar” essa conversa? Em briga ou discussão com certeza! Temos várias maneiras de apontar os erros das pessoas, sem, no entanto feri-las. Isso não quer dizer que você vai aceitar tudo que a pessoa fizer, mas vai corrigi-la ou colocar seu ponto de vista da maneira correta.

Bondade: dar atenção, apreciação, incentivo
A bondade fala da forma como agimos, não como sentimos. Prestar atenção quer dizer ouvir as pessoas e tentar entendê-las, mas muitas vezes não sabemos ouvir. Ouvir sem ficar toda hora pensando na resposta que vamos dar. Podemos pensar quatro vezes mais rápido que falamos...nossa cabeça literalmente “ferve”! Imaginem a das mulheres então... Mas o ouvir o outro deve ser mais profundo, requer bondade, esforço e amor. Um bom ouvinte tenta sentir como quem fala está sentindo. Elogiar, incentivar, alegrar-se com os outros.

Humildade: não ter pretensão, orgulho ou arrogância
Uma pessoa humilde é aquela tímida, digna de pena, coitadinha? Não. Ser humilde é tratar bem as pessoas, entendendo que todos precisamos uns dos outros. As pessoas arrogantes são aquelas que dizem que nunca precisam de ninguém, que podem se virar sozinhas. Humildade é pensar menos a respeito de si mesmo. O individualismo que nossa sociedade ensina diz que não devemos ser dependentes de ninguém, que piada! Você foi dependente desde que nasceu, pois um par de mãos te fez nascer; quando comeu pela primeira vez, ajudado por alguém; quando aprendeu a ler e a escrever. Agora, ainda continua sendo dependente de muitas pessoas, pois você depende do padeiro, do lixeiro, do carteiro, do bancário...e dependerá de alguém até mesmo quando morrer para voltar a terra (ser enterrado). Viu só? Somos como a Bíblia diz: membros uns dos outros!

Perdão: desistir de ressentimento quando enganado
As pessoas não são perfeitas e de uma maneira ou de outra agredirão você. E o perdão é isso, desistir do ressentimento quando você tem razão! Jesus te perdoa constantemente e Ele sempre tem razão! Perdoar não significa desconhecer as coisas ruins que acontecem, nem deixar de lidar com elas à medida que surgem. Não devemos ter um comportamento passivo, de “capacho” das pessoas, mas devemos ser firmes, abertos, honestos e diretos, mas sempre de maneira respeitosa. Perdoar é lidar de um modo afirmativo com as situações que aparecem e depois desapegar-se de qualquer resquício de ressentimento. Nós já sabemos os efeitos da falta de perdão, até mesmo na nossa saúde.
Honestidade: livre de engano
Não é apenas não dizer mentiras, mas ser livre de engano é um conceito bem mais amplo. Omitir pedaços de verdade ou esconder a informação também é uma mentira. Honestidade geralmente é algo que as pessoas colocam no topo da lista do que esperam dos outros. A confiança que mantém os relacionamentos é construída pela honestidade. Honestidade é o lado difícil do amor que dá equilíbrio. Honestidade é esclarecer as expectativas das pessoas, dispondo-se a transmitir tanto as boas como as más notícias. É não fingir que está tudo bem quando não está. É não deixar de discutir as falhas e erros nos relacionamentos com os amigos, os pais, a família... Pois se recusar a discutir as deficiências com medo de as pessoas ficarem zangadas também é um comportamento desonesto.
Compromisso: ater-se às suas escolhas
Compromisso é o comportamento mais importante de todos. E compromisso quer dizer comprometer-se com os compromissos feitos na vida. Parece ambíguo né? Mas não é não !. Todos os princípios que conceituamos aqui requerem esforços e isso não acontecerá se você não estiver comprometido com esse amor que Jesus ordena. Compromisso não é uma palavra muito comum nos dias de hoje. As pessoas tratam-se como se fossem descartáveis, mas na igreja de Jesus não é assim. Estar comprometido é muito mais que estar envolvido. Com o que você está comprometido? Você deve dedicar-se a isso então.
Esses comportamentos nos exigem esforço e auto-negação. Ninguém, nem Jesus, disse que seria fácil amar as pessoas, nos colocar a serviço e nos sacrificar por elas, mas é isso que é o amor. Talvez tenhamos que sacrificar nosso ego e até nosso mau-humor em determinados momentos. Talvez tenhamos que nos sacrificar e nos doar por aqueles que nem gostamos muito. Mas isso é uma escolha.
“Os sentimentos vão e vem, mas o compromisso que nos sustenta”.
O mundo espera que você, comprometa-se com Jesus, com seus irmãos e com os perdidos.
Você é parte da solução deste mundo!

Autor(a): Mariana Stacke

Nenhum comentário:

Postar um comentário