“Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida” (Salmo 23:6)
O comediante Red Allen disse: "Só se vive uma vez. Mas se você fizer o que é certo, uma vez é o bastante."
E então, como fazer o que é certo?
Viver de acordo com as suas convicções todos os dias. Faça isso, e você terá pouco a lamentar.
Viver uma vida de integridade envolve:
a) avaliar com regularidade os seus valores e deixar que eles criem raízes dentro de você;
b) medir constantemente as suas escolhas usando o parâmetro da Palavra de Deus e, sempre que for apropriado, falar sobre elas.
Isso não apenas firma os seus valores, como também acrescenta um grau de segurança e responsabilidade. Quando tudo está acontecendo do nosso jeito, não é difícil viver de acordo com as nossas convicções. Mas quando chegamos ao ponto crucial de uma situação é que essas convicções exigem que façamos alguma coisa que nos causará dor ou que nos custará caro!
As pessoas espirituais fazem o que é certo, independente de como se sentem a respeito. Você não precisa se sentir bem primeiro para depois fazer o que é certo; primeiro você age, e faz isso biblicamente e de forma consistente – e os seus sentimentos seguem as suas ações.
Em geral isso não envolve nada de dramático; as decisões difíceis são as decisões de todo dia. O caráter é construído como um muro, um tijolo de cada vez.
As pessoas boas podem parecer terminar por último, mas geralmente é porque elas estão correndo uma corrida diferente. Correr esta corrida envolve fazer uma pausa de tempos em tempos para examinar a sua vida e para orar com o Salmista: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos: E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno" (Salmo 139:23-24 KJV).
Porção diária: Porção Diária: Leia 2 Cor 5-8, Lc 22:14-23, Sl 78:65-72, Pv 20:26-30